/Espírito Santo/Museu

MUCANE - Museu Capixaba do Negro

Av. República, 121 - Centro, Vitória - ES, 29010-700, Brasil

MUCANE - Museu Capixaba do Negro
Museu
4.5
741 resenhas
8 Comentários
Orientações de direção
MMH5+MC Centro, Vitória - ES, Brasil
+55 27 3222-4560
vitoria.es.gov.br
Relatório de localização
Reivindicar este local
Share
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: 9–17
Quarta-feira: 9–17
Quinta-feira: 9–17
Sexta-feira: 9–17
Sábado: 9–14
Domingo: Fechado
Escreva uma avaliação
Eduardo Canton
Eduardo Canton2 anos atrás
O lugar conta com infraestrutura incrível, bem preservada e acessível a todos os públicos. Infelizmente, embora o ente federal tenha entregue um espaço incrível, falta a prefeitura fazer a sua parte e manter uma mostra permanente, material que não é escasso e de extrema importância. Vindo de outro estado, ao visitar o museu me surpreendeu o pouquíssimo exposto, uma amostra itinerante que, sem ela, literalmente não tem nada a se ver no espaço. É muito triste o descaso da prefeitura de Vitória que, no máximo, empresta as salas do lugar para pessoas dispostas a ocupar o espaço de maneira útil. Enquanto isso, os elevadores acessíveis ao público deficiente se deteriora e quem vem conhecer se decepciona com a total ausência de conteúdo.
Paloma Rigamonte
Paloma Rigamonte2 anos atrás
Acredito ser um local com um potencial enorme, porém dou 4 estrelas por acreditar que poderiam ter um investimento melhor no espaço, tanto para as apresentações quanto nas salas de ensaio.

Assim como acredito que poderiam ser realizadas algumas movimentações e divulgações maiores dos eventos, oficinas e movimentos que ocorrem dentro do MUCANE.
Saulo Oliveira
Saulo Oliveira2 anos atrás
Ao contrário do que imaginei, o museu não tem um acervo sobre a história e contribuição do povo negro na construção do Estado do Espírito Santo. Natal, que trabalha no Mucane, gentilmente me recebe e contou um pouco da história e projetos que o local abriga. O espaço surgiu como doação do Governo e depois passou para a administração da prefeitura e funciona mais como um centro cultural do que um museu propriamente. Apesar de ter um prédio bem bonito, ele era usado anteriormente pelo Departamento de Estatística do Estado e por isso não aguenta apresentações, apesar de ter salas adaptadas com espelho e piso de teatro. O local possui potencial muito grande de ser tanto um museu quanto um espaço cultural da comunidade local mas precisa de investimentos. Desde a fundação, o local funciona a partir de ações de movimentos populares, interessados no sucesso do espaço.
Daniel
Daniel2 anos atrás
Local de extrema importância para a cidade de Vitória. O MUCANE é um lugar de resistência, arte e cultura. Você encontra desde oficinas, há apresentações cênicas, como teatro, dança e música.
Maria Cristina Ribeiro Batista
Maria Cristina Ribeiro Batista2 anos atrás
Parece q Vitória não valoriza seu legado negro. Havia algumas reportagens antigas em exposição e algumas fotos de afrodescendentes ilustres. O ponto alto foi a exposição do trabalho lindo de artes das crianças de uma escola do pré escolar. O espaço é bom, mas dá pra fazer mais ali.
Pedro Henrique Pizzol
Pedro Henrique Pizzol2 anos atrás
Lugar com grande potencial, mas muito mal aproveitado. Praticamente nada de história negra.
Na exposição de hoje vários projetos arquitetônicos antigos, feitos a mão, cheio de detalhes, muito massa.
Débora Sarlo
Débora Sarlo2 anos atrás
Fui durante o mês de Janeiro de 2019 e a casa estava sem mostras. Apenas uma biblioteca, que estava fechada e seria aberta conforme demanda de visitantes. Fui atendida por uma estagiária que foi muito solicita e educada explicando a história do lugar. O espaço é bem interessante, e tem muito potencial para mostras do povo negro capixaba. Acredito que podiam providenciar algumas mostras permanentes e criar uma estrutura de lanchonete para maior conforto dos visitantes. Banheiros limpos e confortáveis. Fica próximo ao parque Moscoso.
Katia Cristina Galvão
Katia Cristina Galvão2 anos atrás
Uma noite incrível em que o Mucane reverenciou a Orixá em vida, Sueli Carneiro. Espaço para traçar caminhos de vivências coletivas
Locais recomendados