/Espírito Santo/Museu

Museu Municipal de São Mateus

R. Barão dos Aimorés, 68 - Centro, São Mateus - ES, 29930-020, Brasil

Museu Municipal de São Mateus
Museu
4.2
67 resenhas
8 Comentários
Orientações de direção
74PR+8X Centro, São Mateus - ES, Brasil
saomateus.es.gov.br
Relatório de localização
Reivindicar este local
Share
Segunda-feira: 7–17
Terça-feira: 7–17
Quarta-feira: 7–17
Quinta-feira: 7–17
Sexta-feira: 7–17
Sábado: Fechado
Domingo: 12–17
Escreva uma avaliação
Trilhas Turismo Trekking
Trilhas Turismo Trekking2 anos atrás
Antiga Casa de Câmera e cadeia.
Centro Histórico de São Mateus Visite
Museu Municipal de São Mateus ES
Centro Histórico.
O prédio foi construído a partir de 1764 para abrigar a sede do Conselho Municipal, Casa da Câmara e cadeia. Na parte superior funcionava a sede da Câmara, e na inferior, a cadeia. Nas proximidades, ficava o Pelourinho. A cadeia funcionou nesse prédio até a metade do século XX e a sede da Prefeitura Municipal, até a década de 80. Com a transferência da Prefeitura para a nova sede, passou a funcionar no local a Câmara de Vereadores até 1991. Foi restaurada em 1999 e, em 2 de fevereiro de 2001, foi instalado o Museu de São Mateus.
O museu tem por missão remontar aos tempos da história do município de São Mateus. Em seu acervo, o Museu, tem exposto na parte superior, quadros pintados em grafite retratando os Barões, prefeitos e deputados. Mobiliários com a opulência dos hábitos e costumes do século XIX da aristocracia rural da cidade de São Mateus, Espírito Santo.
As peças expostas no Museu, pertenceram às famílias tradicionais que residiram no Município. Móveis e louças do acervo, têm o objetivo de retratar a história doméstica do nosso Município para os alunos da educação básica, a comunidade em geral e os visitantes externos.
G eo
G eo2 anos atrás
O museu está em otimo estado de conservação e possui um acervo muito interessante. É mais focado na história de São Mateus, mas fiquei surpresa por encontrar uma imagem antiguissima retratando Dom P. II, uma verdadeira relíquia. A entrada é gratuita e vale muito a pena conhecer o local.
Marcos Bello
Marcos Bello2 anos atrás
pequeno e interessante museu de cidade de interior. este prédio do século XVIII era antigamente a casa de câmara e cadeia do município, sendo uma das construções mais antigas de São Mateus. no andar inferior tem um interessante acervo indígena com vários materiais encontrados na região. em cima, uma bela coleção de utensílios e apetrechos domésticos que dão uma noção da vida dos mais abastados nos séculos passados. mesmo longe de ser um museu de grandes proporções, é bastante interessante para se ter noção da formação da cidade. outra coisa que vale a pena na visita é a condição de conservação do prédio, um belo exemplo de arquitetura colonial.
Jadson Brumatti
Jadson Brumatti2 anos atrás
Mais um exemplo de descaso da administração municipal. Uma das maiores riquezas do município não funciona corretamente para o público por anos. São Mateus tem que saber aproveitar mais o potencial turístico do Porto e adjacências.
Ricardo Delboni
Ricardo Delboni2 anos atrás
A historia presente no museu começa pelo próprio prédio. Contruído no século 18 já abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal e até mesmo a cadeia do município. Atualmente abriga o Museu Municipal de São Mateus, expondo ferramentas e utensílios usados na época da escravidão, ossadas indígenas e urnas funerárias indígenas, móveis antigos, louças e quadros que contam a história da cidade, e seus habitantes...
Maria Helena Rodrigues
Maria Helena Rodrigues2 anos atrás
Gostei muito de conhecer um pouco da história dos escravos que derramaram seu sangue para construir essa bela cidade chamada São Mateus .
Cpia Segurança Operacional
Cpia Segurança Operacional2 anos atrás
Fui pra tirar foto de fora adorei conhecer
ARQUITETORAMOSDESOUZA
ARQUITETORAMOSDESOUZA2 anos atrás
Estive na cidade no final de semana e a placa dizia que o museu estaria aberto a partir de 12h. Esperei o dia todo e ninguem apareceu para abri-lo! Falta de respeito com o turista. Isso foi no dia 30 de junho de 2018.
Locais recomendados