/Rio Grande do Sul/Atração turística

Cascata do Gavião Faiado

Rodovia Arnaldo Oppitz, 7504 - Eugênio Ferreira, Canela - RS, 95680-000, Brasil

Cascata do Gavião Faiado
Atração turística
4.9
53 resenhas
8 Comentários
Orientações de direção
J6FQ+FW Eugênio Ferreira, Canela - RS, Brasil
Relatório de localização
Reivindicar este local
Share
Segunda-feira: 00–24
Terça-feira: 00–24
Quarta-feira: 00–24
Quinta-feira: 00–24
Sexta-feira: 00–24
Sábado: 00–24
Domingo: 00–24
Escreva uma avaliação
Tatiane Dalla Costa
Tatiane Dalla Costa2 anos atrás
Lugar incrível. Demoramos cerca de duas horas de caminhada para chegar até a cascata, mas vale cada segundo.
A trilha inicia a partir de uma ponte de madeira (tem uma placa indicando), na última estrada a esquerda antes de chegar na usina da Canastra, e a partir daí é só seguir o rio.
Thiago Kerche
Thiago Kerche2 anos atrás
A Cachoeira Gavião Faiado está localizada na cidade de Canela. Pouco conhecido pelos aventureiros, o acesso é feito através de uma trilha de nível médio pelas águas rasas do córrego da cachoeira, com duração aproximada de 1h:30min. O passeio dura aproximadamente 4h30 e possui uma paisagem deslumbrante, que contempla belezas naturais da região até chegar à cachoeira para um banho relaxante sob suas águas cristalinas.
Rafael Guma
Rafael Guma2 anos atrás
O maps não leva no local certo, procure por Usina Hidrelétrica de Canastra e dali tem uma estradinha que dá o acesso até o início da trilha. Trilha nível difícil pelo fato de ser por dentro do rio e não ter bem demarcado a trilha. Se você não conhece o caminho, passa um pouco de trabalho pois tem que fazer várias travessias pelo percurso. A trilha vai entrando em paredões incríveis até chegar a queda, em dias com bastante vazão, a pedra que realmente parece um Gavião divide a água fazendo com que seja com certeza uma visão surreal e uma das mais bonitas que você vai ver. Vale muito a pena.
Eliel Faber
Eliel Faber2 anos atrás
Cascata e Trilha estão agora com a localização melhorada no Google Maps sendo que fiz a marcação já dentro da estrada de terra que dá acesso à trilha.

Vá até a Usina Hidrelétrica Canastra que será a referência no mapa e pra Uber. A estrada é boa, pela serra, e tem um trecho final em estrada de terra. Você verá as torres de transmissão pelo caminho. Perto da usina, a esquerda, tem um acesso pra outra estrada de terra (um poste de energia, do tipo residencial, fica a direita da entrada da estrada). Entre ali. Dá pra ir de carro mais um pouco e deixar estacionado perto da entrada ou ao longo do caminho. Do lado direito pra quem sobe a estrada está um rio. Este não é o rio que se segue pra acessar a cachoeira.

Após cerca de 1Km você encontra a ponte de madeira. Olhando do lado esquerdo pra quem sobe a estrada você acessa a trilha que culmina na cachoeira.

O trajeto é 99% pedra e água. Não é uma trilha fácil. Fica mais escorregadio quando chove. A água mais profunda sem cheia do rio foi até cerca de 80 cm. Um bastão de caminhada ou algo similar ajuda muito. Calçado impermeável é inútil. Roupas de proteção podem ser muito úteis.

Leva cerca de 2h30 pra ir e voltar dependendo da suas paradas e habilidades.

Não tem acesso à rede de celular (operadora Claro foi testada) e conversando com locais eles disseram que nem telefone fixo funciona direito perto da usina.

O primeiro local de sinal da Claro fica há cerca de 1 Km da estrada que leva à ponte. Subida íngreme. Vá de carro ou combine bem o retorno. Por segurança, deixe avisos a amigos e familiares pois se algo acontecer e impedir sua locomoção você ficará incomunicável pelos meios habituais.
Patrícia - Shows e destinos
Patrícia - Shows e destinos2 anos atrás
Trilha do Gavião Faiado.
Um lugar incrível no interior da Cidade de Canela.
Uma aventura por estrada rural em meio à mata e aquatrekking até chegar na cachoeira do Gavião Faiado.
Possui esse nome por ter uma pedra com o formato de um Gavião.
William Nunes
William Nunes2 anos atrás
A trilha não tem dificuldades, só é um pouco longa. A paisagem é incrível, principalmente na parte final da trilha, quando começa o cânion.
Vagner Vogel
Vagner Vogel2 anos atrás
A trilha pra chegar até a cascata é bem puxada, na maior parte segue por dentro do rio, mesmo assim vale muito a pena conhecer. Apesar de ser um local de difícil acesso e sem moradores por perto fiquei impressionado com a quantidade de lixo no leito do rio e arredores, tem de tudo um pouco, o que é uma pena pois o lugar é muito bonito.
Thaís Martins
Thaís Martins2 anos atrás
Trilha tranquila, percorremos em família, com meu filho de 12 anos. É sem dúvida, uma das trilhas mais bonitas que já fizemos.
Locais recomendados