/Minas Gerais/Atração turística

Gruta de São Thomé

Alameda V.a Martins, São Thomé das Letras - MG, 37408-000, Brasil

Gruta de São Thomé
Atração turística
4.6
2 resenhas
8 Comentários
Orientações de direção
72G7+RQ São Thomé das Letras, Minas Gerais, Brasil
+55 19 99267-0901
saotomedasletras.net.br
Relatório de localização
Reivindicar este local
Share
Escreva uma avaliação
Matheus Montenegro
Matheus Montenegro2 anos atrás
Gruta do Carimbado em São Thomé das Letras
Uma das lendas diz que a Gruta do Carimbado em São Thomé das Letras, leva a cidade de Machu Picchu, no Peru a 4.000 quilômetros de distância. Algumas afirmações que é a explicação para o misterioso sumiço dos incas que habitavam os Andes, teriam vindo para São Thomé até a Gruta do Carimbado. Outra teoria é que há um portal na caverna e a energia transporta para outra dimensão e a sensação que se tem é que esteve em Machu Picchu. Ainda ninguém chegou ao fundo da caverna para responder essa pergunta.

A gruta esta na estrada para São Bento do Abade a 6 km de São Thomé das Letras. Sempre houve várias lendas sobre a Gruta do Carimbado, uma delas: possível ligação com Machu Picchu e com o povo Inca do Peru, possível existência de uma civilização intraterrestres com acesso pela gruta. Nunca alguém conseguiu chegar até o fim da Gruta do Carimbado. Os místicos de dizem que a gruta pode ser um portal para outras dimensões, sendo este local um ponto de fortes energias telúricas. A Gruta do Carimbado realmente é um lugar cheio de mistérios.

Alguns místicos acreditam que a cidade de São Thomé das Letras seja na verdade um dos sete pontos energéticos da Terra ou Chacras, o que atrai para o lugar místicos de todo mundo, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, por isso a cidade de São Thomé é conhecida como a Cidade Mística.

Visitantes afirmam que sentem uma energia, quando a pessoa fecha os olhos, consegue visualizar um portal todo iluminado, alguns ainda afirmam que consegue ouvir sons e as vezes até música, por esse motivo que muitos acreditam que dentro da gruta haja um portal para outras dimensões. A cidade de São Thomé ficou famosa com a Minissérie Filhos do Sol produzida e exibida pela Rede Manchete em 1991.
Graziano Pacheco
Graziano Pacheco2 anos atrás
Minha primeira parada em São Thomé foi na Gruta de são Thomé para limpar todas as energias 🙏🙏

Fiz um citytour com a melhor guia da cidade @fadastl ( Instagram) 🧚🤩 - A fada também possui hospedagem de ótima qualidade na cidade! 🏡✅

A gruta tem uma história muito interessante, tão legal que a cidade ganhou o nome da gruta.
Na sua entrada, você consegue ver incrições rupestres muito antigas. A gruta é de fácil e livre acesso, ela fica próxima a igreja matriz da cidade.

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, conhecido como João Antão, cansado de ser maltratado por seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Certo dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado.
Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira. João Francisco Junqueira, homem profundamente religioso, recolheu a estátua e a levou para casa. A estátua sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, a capela foi substituída e construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado. Dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.
Pedro H. Poiani
Pedro H. Poiani2 anos atrás
Lugar interessante no meio da cidade. Mas de longe não é a atração principal de são Thomé, mas como é no centro, não custa nada conhecer. Dentro da gruta não é permitidas fotos.
Gui Amaro
Gui Amaro2 anos atrás
Gruta, localizada ao lado da Igreja Matriz, que deu origem a história da cidade de São Thomé. Desde antigamente os fazendeiros e moradores da região encontraram as pinturas rupestres nas grutas, provavelmente dos índios Cataguases.
Na saída da gruta, virando a esquerda possu iuma escadaria que leva ao topo da caverna, com uma vista para o centro de São Thomé das Letras.
Estela Lima
Estela Lima2 anos atrás
O lugar é muito bonito! Mas acho que merecia uma atenção maior da prefeitura da cidade! Achei muito abandonado. Poderiam manter melhor! Só minha opinião
Diego Tomáz
Diego Tomáz2 anos atrás
Atração que fica bem no centro da cidade. O acesso a parte interna da gruta não é difícil, mas cuidado. Pela lateral você acessa uma escada que leva ao teto da gruta, com uma vista muito linda do horizonte. Vale a pena pra tirar fotos legais.
Michele Dias
Michele Dias2 anos atrás
Poderia ser uma ótima experiência, mas o local que deveria ser muito bem preservado e cuidado é largado pelas autoridades, tem uma pessoa responsável na entrada da primeira parte gruta, mas a segunda parte é suja, com muito lixo jogado e fedida.
João Gabriel Monteiro de Mendonça
João Gabriel Monteiro de Mendonça2 anos atrás
Gruta simpática no centro de São Thomé das Letras. É possivel ver as pinturas rupestres que deram o nome da cidade. É possível atravessar e sair pelo outro lado. De cima dela tem uma bela vista da cidade.
Locais recomendados